quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bandas com temática vampyrica - parte 2

Saudações!

Antes de começar o post, gostaria de lhes oferecer uma ótima setlist que foi-me enviada por um amigo (Halford), trata-se de uma ótima seleção de Dark-Electro, entitulada:

"Evil Sad Darkness" - Dark-Electro Mix

01 L'ame Immortelle - Will You
02 Alien Vampires - Fuck-Off And Die
03 FGFC820 – Emotion
04 Panic Lift - Everything I Have
05 Nurzery [Rhymes] - Circle Of Pain
06 Down Of Ashes - Still Born Defect
07 HeimatAerde – Jerusalem
08 HeimatAerde – Mutter
09 HeimatAerde – Leben
10 Wynardtage - Tragic Hero
11 Wynardtage - Crash Of A Star
12 Ginger Snaps - Feel My Rhythm
13 Fractured – Everytime
14 Alien Vampires - Far From Humans (feat. Suicide Commando)
15 FGFC820 - Killing Fields
16 Alien Vampires - Hell Descent
17 HeimatAerde - Gibt Es Wirklich Einen Gott
18 HeimatAerde - Vater (Aura Lusus Mix)
19 Asphyxia - Revival (Eternity Mix)
20 Amduscia – Absolution
21 God Module – Levitation
22 God Module - Lets Go Dark

Links: Parte 01 e Parte 02

PS: eu disse que iria postar?!

Aproveitar o gancho desta ótima indicação para curtir uma boa música, vamos falar hoje de Alien Vampires (tem duas músicas deles na setlist):


Pela foto nota-se o deboche destes italianos que fazem um Post-Industrial com passagens de synths e dark electro que lembram Suicide Commando entre outras bandas do Old School EBM, quanto a estética eles abusam do Fetichismo e fotos promocionais provocantes, neste ponto que analisando podemos achar muito de temática fashionista e um pouco da neopagnistas(?!) na banda. O jeito como debocham dos dogmas sagrados e como isto pode ser levado a ligar um pouco dos vampiros tradicionais (e aqui entro na seara de tratar dos vampiros lúdicos da literatura), o folclórico religioso de ligar Caim a ser a semente dos Vampyros no Mundo e da companheira de Caim - Lilith, que seduzia os homens a noite e todas aquelas estórias folclóricas que levaram o inconsciente popular a definir os vampiros como "anticristos" e "filhos do demônio" (já escutei muito isto, e já li muito disto em sites que se dizem sérios por tratar do assunto). Tirando as definições e ligações por mais por mais que sejam (ou não) pragmáticas.

A banda foi formada em 1998 quando Nysrok Infernalien saiu da banda Aborym (ex-guitarrista), primeiramente era um projeto solo de Nysrok e depois se juntou com mais um músico e hoje a formação é - Nysrok e Nightstalker. Para quem curte um bom Dark Electro faz uma boa linha para baladas dark, empolgante e melancólico ao mesmo tempo.

Me despeço com uma música deles:



O nome desta música me lembra um dos últimos episódios da 3ª Temporada de TrueBlood - o Rei do Mississipi matando o Magistrado (rs)

PS: Não esqueci do The Mission e nem do The Sisters of Mercy, logo, logo, vem um post especial para eles.

Abraços, ide pelas sombras, que o longo véu negro e aveludado da noite vos acompanhe.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bandas com temática vampyrica - parte 1

Saudações Nobres Leitores

Gostaria primeiro de retificar a data da festa O Réquiem II que será realizada no dia 04/12 e não no dia 16/10 como colocado no post anterior. De qualquer forma, renovo aqui o convite a todos de Goiânia, Brasília e entorno e para aqueles de outros Estados que aqui estejam de passagem, para que compareçam será uma ótima oportunidade para conhecê-los pessoalmente e trocar idéias e experiências.

Bom pessoal hoje eu vou falar um pouco sobre a banda The 69 eyes que dois show aqui no Brasil (SP e RJ) neste fim de semana e que promove o círculo Helsinki Vampires.

Eles são finlandeses, fundaram a banda por volta dos anos 90 na capital da Filândia - Helsinki que é "a capital deste estranho país dark do qual toda a boa música emana"


Entre 1990 e 1998 a banda fazia um som na linha punk e hard rock, com muitas influências de Guns n' Roses, Ramones e The New York Dolls, em 1999 a banda começou a trabalhar numa linha mais voltada para o Goth Rock e deslanchou com sucessos como "Wasting the Dawn" gravada com Ville Vallo (HIM), Brandon Lee entre outros.

A temática vampyrica estilística de Jyrki69 (vocal) e Cia, começa desde os trajes até do simbolo da banda, que é um Ankh desenhado de forma mais "cartoon"



Também se mostra nas letras das músicas e no modo tenebroso das guitarras, vocal  (uma mistura de influências de Elvis, David Bowie e Peter Murphy - Bauhaus) e synths, toda a fotografia dos albuns e a atmosfera misteriosa dos shows, traz ao grupo o título curioso de Helsinki Vampires, mas para quem não conhece o som, ai vai uma música feita em homenagem a um clássico dos filmes vamp dos anos 80 - The Lost Boys:


A imagem do vídeo está ruim, mas eles tem um canal oficial no youtube com todos os clipes, entrevistas, etc...

domingo, 26 de setembro de 2010

Referências brasileiras ao Vampyro

Saudações Pessoal

O compacto do fim de semana não me deixou postar ontem, e peço perdão a vocês por isto huahauh

Mas vamos lá com mais um post interessante sobre vampyros, hoje trarei a vocês referências do vampyro na cultura brasileira, tratando aqui da televisiva, da literatura, do teatro e outras mais.

TELEVISÃO

As primeiras referências que posso citar, já conhecidíssimas no meio mainstream que é a personagem interpretada pelo grande humorista brasileiro Chico Anísio, o debochado "Beto Carneiro  - O Vampir Brasileiro" do qual lhes trago um trecho em vídeo:




Mas se formos parar para analisar todo o contexto que é trazido pelo "Vampyr Brasileiro" notamos o clássico vampyro expressionista dos filmes de Bela Lugosi, disposto nos trajes tanto de Chico Anízio como de seus contracenantes, é certo que ali o foco principal nem se trata do vampyro, mas de debochar o cotidiano caótico que vivemos em relação a política, ética, moral e demais referências na nossa Nação Tupiniquim.

Outro que não poderia deixar de citar, foi o fruto do comandante das noites de sexta-feira da TV Band, Sir Josefel Zanatas, nosso conhecido "Zé do Caixão" (ou Coffin Joe, das origens inglesas do personagem) no programa "Além, muito além do além", o fruto de que tratamos aqui é sua filha Liz Vamp que é atriz, cineastra, escritora e ativista, além de desenvolver um importante trabalho que foi presenteado com uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores de São Paulo e trouxe o "Dia do Vampiro" ao calendário paulista, dia de motivações e ações em prol da doação de sangue - dia 13 de agosto.

Outro programa televisivo que devemos fazer alusão são duas novelas da "Vênus Prateada", que são Vamp e Beijo do Vampiro, com algumas alusões sobre a figura mitológica do vampiro,  uma das referências marcanets é a Conde Vlad Tepes ou Vlad III, as inspirações de Bram Stoker e muito mais, além de atuações muito boas de monstros da televisão brasileira, como Ney Latorraca.

CINEMA

O cinema brasileiro teve como primeira referência aoVampyro no filme "Um sonho de Vampiros" do cineasta Iberê Cavalcanti (1935-) de 1969, o típico "mata sanguessugas" estilo Blade, Buffy e Angel. Apesar da época e dos poucos recursos foi um filme que trouxe as telas brasileiras algumas alusões aos fatos, mitos das literaturas vamp entre outras.

Em ordem cronológica temos depois "Vampiro na Cinemateca", filme produzido em 1977, por Jairo Ferreira, do qual tem a ficha técnica aqui. Neste filme são citados vários clássicos do cinema nacional e mundial da época. O produtor traz ao filme quase uma autobiografia misturada aos traços do Cinema Marginal da época e a temática vampirica mescla todos estes ingredientes.

Outro a mencionar, é uma animação "A noite do Vampiro", de 6 minutos, produzido em 2006 , que ganhou inúmeros prêmios, inclusive teve mostra no Anima Mundi 2007 do qual tenho poucas informações, que colhi aqui.

LITERATURA

Na literatura temos grandes expoentes como André Vianco, Claudio Brites, Ivanir Calado, Maurício Muniz e Manoel de Souza, Kizzy Isatis e outros escritores de poucas obras mas que fazem parte da grande linhagem de textos com várias alusões a vampiros, inclusive com releituras, adaptações de grandes clássicos mundiais da literatura vamp.

A não menos importante, Maurício de Souza, com a sua Turma da Mônica, tem também um personagem vampiro o Zé Vampir, que é uma releitura em estilo "turma da Mônica" de temática expressionista de Bela Lugosi em seus filmes.

Bom pessoal, sei que tinha muitas informações a colocar neste post, o tempo é curto, mas num voo supercial sobre as referências brasileiras ao Vampyro, podemos ver toda a produção nacional sobre o tema.


Gostaria de agradecer Rede Vampyrica, Horror Brasileiro e outros Blogs e Portais citados nos links, os devidos créditos das informações obtidas sem as quais não conseguiria elaborar este post.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Interação e afins

Saudações Pessoal

Como este blog é voltado ao pessoal do Centro-Oeste, tenho o prazer de divulgar um evento voltado a temática vampyrica que acontecerá no dia 16/10/2010 em Goiânia-GO - O Réquiem - que já está na sua segunda edição trazendo o melhor da Subcultura Gótica e Vampyrica para o Cerrado.

Quem puder comparecer, terá grandes surpresas.

Um evento com asas de Noir Haven...

Por hoje é só, alguns amigos em minha casa, e algumas comemorações a fazer...

Nos encontramos novamente sob o longo véu negro e aveludado da noite.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Saudações a todos

Saudações pessoal

Para abrir o Blog faço questão de mencionar algumas coisas:

- O termo "Vampiro" ou "Vampyro" será aqui tratado como o personagem mítico e foclórico apreciado pelos adeptos da Subcultura Vampirica, nada tendo relação com religião, seita, associação secreta, credo ou como "muleta de ego" (termo utilizado por Lord A:.).
- Os textos, imagens, vídeos e áudio que trarei aqui para vocês, farão menção a tudo que é publicado sobre esta Subcultura seja em sua vertente laica/estilística, seja na sua vertente neopagã/cosmovisão.

O primeiro material que vos trago neste primeiro post é um Podcast de uma entrevista de Father Sebastiaan - co-fundador da comunidade Sanguinarium concedida ao site Be Witching Hour - clique aqui para ouvir o Podcast (tudo em inglês)

Para quem não sabe a Sanguinarium é uma comunidade internacional criada para estudos dos Strigoi Vii (termo em romeno que significa Vampyro Vivo, ou Living Vampyre (em inglês)), no site da Sanguinarium, vocês podem achar inúmeros esclarecimentos sobre o Vampyro como estilo de vida, para início tem bons textos, pena que todos em inglês e nem sempre acessíveis a todos.

Para nossa felicidade, temos um Strigoi Vii que vive no Brasil e tem inúmeros textos baseados em estudos sérios, inclusive de livros publicados por autores da Sanguinarium, já mencionado acima que é o Lord A:., que faz um belíssimo trabalho publicado no site do Círculo Strigoi Brasileiro - Vampyrismo.org

Para finalizar o post, deixo com vocês o clipe de uma banda de 1970 que faz bastante referência a Vampyro

Blue Oyster Cult - (Don't Fear) The Reaper